25.7.07

Dado aos prazeres materiais

Este insaciável querer não nos torna humanos, torna-nos mundanos.
Há quem consiga calar este bicho maravilhoso, há outros que não. Foram inventados alguns instrumentos para que a nossa luta diária fosse menos penosa: o trabalho das 9 às 5, a família, a idílica relação estável monogâmica e uma série de objectos que supostamente quantificam as nossas qualidades: intelectuais, interpessoais, e claro, a mais importante de todas, o tamanho da nossa pila! Claro que nem isto por vezes chega, daí aquelas crises...não me refiro às crises de velhice, às crises a sério!! Aquelas em que levam uma pessoa a despedir-se do emprego de um momento para o outro, andar perdida, sem rumo, não fazer a mínima ideia do que se passa, os amigos acharem que é "uma fase" e só apetecer dar-lhes uma chapada quando dizem isso. Mas estes, são afinal, casos que também não conseguiram calar a besta.
Mas não sejamos ingénuos, o animal eventualmente terá que ser domado. Um cometa é muito bonito, até entrar na atmosfera e nos destruir, mas há sempre quem fique deslumbrado com o seu brilho, esses não têm salvação.
Só temos que escolher, até quando e parar. Ou então, se sabemos à partida que não o controlamos, entregar-mo-nos perdidamente sem arrependimentos e seja o que eu quiser!

Nenhum comentário: